Parte 01
→ Metodologia: método/caminho.
→ Científico: ciência/conhecimento (novo).
→ Trabalho – etapas: a) elaboração do projeto; b) desenvolvimento do projeto.
→ No projeto, a pessoa se qualifica em uma área e, assim, escolhe o tema.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
→ Conceituar e estabelecer etapas de pesquisa bibliográfica;
→ Estimular a capacidade de observação, análise e sintaxe;
→ Ajudar na elaboração de projeto de pesquisa – RESENHA.
CONTEÚDO
→ Conceito de pesquisa;
→ Leitura, resumo e resenha;
→ Tipos de conhecimento;
→ Pesquisa bibliográfica;
→ Etapas do projeto de pesquisa;
→ Redação científica;
→ Tipos de monografia.
× Livros:
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa. São Paulo: EDUC, 2003.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2003.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MONOGRAFIA
× Projeto de pesquisa = delimitação do assunto.
→ Para realizar o projeto: TEMA – TEORIA – AMOSTRA.
× Etapas:
→ TCC: graduado (a);
→ Latu Sensu: especialista (tem-se certo domínio da teoria para aplicar em uma determinada “amostra”);
→ Mestrado: mestre;
→ Doutorado: doutor (a).
× O que difere na monografia em cada etapa é o aprofundamento.
TIPOS DE CONHECIMENTO
a) “Conhecimento vulgar (popular)”: tem grande valorização – experiência. É o dia-a-dia da vida e independe de estudos;
b) “Conhecimento científico”: resulta da investigação metódica. Não é uma simples experimentação, mas sim uma sistematização. Há racionalização e objetividade, além de factual (busca por fatos). Em outras palavras, explica por objetivos (Empirismo).
Também ocorre: clareza, análise, precisão, comunicação, verificação, acumulação, abertura e falha;
c) “Conhecimento filosófico”: mostra pela razão;
d) “Conhecimento teológico (religioso)”: aborda a dimensão da fé. Não é verificável e, às vezes, atravessa a razão, não tendo explicação plausível;
× Discursos religiosos não podem ser trabalhados baseados na fé, pois são questões indiscutíveis.
e) “Conhecimento técnico”: como se faz algo (uso de técnicas) – profissionalização;
f) “Conhecimento artístico”: baseia-se na intuição emoção. O objetivo é causar sensações. Exemplo: música.
× Missão do professor: ensinar e aprender.
→ Ensinar implica necessariamente aprender.
→ O professor deve ser um pesquisador, um “divulgador social”.
× Pesquisa Científica x Pesquisa Utilitária.
→ Diferenças: Na Pesquisa Científica há a ampliação do conhecimento. Já a Pesquisa Utilitária traz algo novo e não utiliza teorias existentes, descrevendo particularidades, olhares pessoais.
→ Além da Pesquisa Bibliográfica há a possibilidade de uma pesquisa complementar como apoio.
PESQUISA CIENTÍFICA (Sergio Vasconcelos de Luna)
→ Conceito de pesquisa:
1º) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas a um problema proposto (questionamento) - problematização.
→ A teoria é limitada. Só leva a um resultado.
2º) Pesquisa voltada para a solução de problemas, através da produção científica.
→ Requisitos para realizar pesquisa:
a) o pesquisador deve analisar as suas limitações – níveis de curiosidade;
b) ter conhecimento do assunto a ser pesquisado.
→ Linhas de pesquisa:
a) História e Descrição da Língua Portuguesa;
b) Texto e Discurso, nas modalidades oral e escrita;
c) Ensino de Língua Portuguesa.
3º) ser perseverante;
4º) recursos financeiros;
5º) finalidade da pesquisa.
TIPOS DE PESQUISA
→ Quanto aos objetivos:
a) Pesquisa Exploratória: livros e sites;
b) Pesquisa Descritiva: anotações;
× Diálogos entre teorias – fundamentação.
c) Pesquisa Explicativa: é o nível de interpretação. Faz-se uma busca, um controle de dados (devido à situação) e normalmente utiliza algo experimental. Tal tipo de pesquisa mostra os “porquês”;
× Na análise do discurso depende da oposição, dos papéis abordados.
→ LEITURA (passos):
1º) Análise Textual: fazer esquema – ver capa, contracapa e sumário, entre outros;
2º) Análise Temática: compreender o autor e sua obra. Resulta no RESUMO – uma reprodução;
3º) Análise Interpretativa: compreender + processo interpretativo. Resulta na RESENHA – diferentes visões/críticas;
4º) Problematização: a leitura deve levar a produção de um texto. Uma SÍNTESE, em outras palavras.
× A resenha contribui para a tese e desenvolvimento da fundamentação teórica.
→ Uso da internet:
a) Análise crítica;
b) Cautela na pesquisa (endereços eletrônicos).
→ Procedimentos para pesquisa – obtenção de dados:
1º) “Campo”: refere-se à pesquisa diretamente no campo – no próprio local. Às vezes, há a realização de entrevistas, pedidos de autorizações (o que envolve a questão da ética) e o preenchimento de formulários e questionários.
× Diferenças:
“Entrevista” – pode ser aberta (várias respostas) ou fechada (uso de “sim” ou “não”). Na entrevista há a dificuldade de acesso e como se coletará dados, além de ser manipuladora;
“Formulários” – é mais fechado, não abrindo muitas possibilidades de respostas formuladas;
“Questionário” – é mais aberto, com perguntas e respostas livres.
2º) “Fontes”: são documentos referentes às áreas primária e secundária.
a) Primária - Exemplos: manuscritos e Aristóteles;
b) Secundária - Exemplos: o que os autores produziram sobre Aristóteles.
× Em Lato Sensu, pode-se utilizar as duas fontes. Já em Stricto Sensu somente a Fonte Primária.
× As Fontes Secundárias possuem interpretações diferentes.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
(CAMINHOS) (PROCEDIMENTOS/PASSOS)
→ Métodos (baseiam-se em uma observação):
a) “Dedutivo” – parte do geral para o particular. Nos fatos para se chegar a um conceito;
b) “Indutivo” – parte do particular e generaliza;
c) “Hipotético-dedutivo” – há hipótese (solução antecipada para o problema). Deve-se ter verdade nos fatos para se chegar a um conceito. Ao mesmo tempo em que se tem um problema se tem uma resposta (particularização). Exemplo: é escolhido um conto do Machado de Assis e se deduz que todos são bons. × Depois de testada, a hipótese passa a ser tese.
→ Técnicas/procedimentos:
a) “Método Dialético” – utilizado quando se trabalha com oposições. Fundador: Marx;
b) “Método Estatístico” – manipulação de dados;
c) “Método Comparativo” – baseia-se em comparações;
d) “Método Monográfico” – chamado também de Estudo de Caso.
× As técnicas podem ser divididas em 2 blocos:
a) “Observação direta intensiva” - há a observação e a entrevista;
b) “Observação direta extensiva” – busca a observação por meio de formulários, questionários, testes (pesquisa de campo). Não há encontro (entrevista).
ASPECTOS DA REDAÇÃO CIENTÍFICA
1º) Objetividade:
→ Tudo é conotativo, mas a linguagem deve ser feita de tal forma para que não ocorra ambiguidade.
→ Usar frases curtas e objetivas – redação;
→ Vocabulário adequado (só use expressões estrangeiras se necessário).
2º) Impessoalidade (“se” e “nós”):
→ Não utilizar 1ª pessoa do singular;
→ “Eu” não é singular de “nós”. É “outra pessoa” - do ponto de vista do discurso;
→ Usar mais verbos impessoais, por exemplo, “busca-se”.
3º) Clareza e concisão:
→ Frases longas comprometem o texto, principalmente, o uso de gerúndio;
→ Usar frases na ordem direta;
→ Não utilizar muitas orações subordinadas;
× Questão do parágrafo: do ponto de vista metodológico é um mini-texto. Possui tópico frasal que será desenvolvido ao longo do texto - abre perspectivas para a seqüência para parágrafos seguintes. Possui elementos coesivos para “amarrar” um parágrafo ao outro, garantindo a unidade do texto.
O parágrafo não é extensão, mas sim organização (para se chegar a clareza);
→ Não repetir informações desnecessárias;
→ Fazer rascunho (para seguir a lógica – raciocínio);
→ O texto deve ter clareza para o leitor. Por isso, é importante manter a ordem das informações.
4º) Conectores: prestar atenção para que não ocorra muitas repetições.
MONOGRAFIA
→ O projeto pode ser flexível. Há mudanças devido ao amadurecimento.
→ Olhar primeiro a teoria. Usar a amostra, um modelo, provisoriamente.
× A amostra decorre da teoria que se tem em mente.
→ Tipos de Monografia:
1. Pesquisa Bibliográfica;
2. Pesquisa Bibliográfica + Exemplificação;
3. Pesquisa Bibliográfica + Análise.
× Para a análise deve-se levantar “categorias de análise” – duas intertextualidades: explícita e implícita.
A análise não é comentar. É aplicar teoria para demonstrar.
É necessário dominar o referencial teórico.
PROBLEMA
→ A formulação do problema não pode ter como resposta “sim” ou “não”, pois assim não há continuidade da pesquisa.
→ O foco do problema deve ser inserido dentro de Língua Portuguesa.
× Problema da pesquisa: consiste em dizer de modo explícito, claro, compreensível e operacional qual o questionamento com o qual me confronto e pretendo resolver.
É individualizado e específico. Deve ser objetivo – mostrar a dificuldade.
× OBS.:
→ O problema é um conflito efetivo.
→ Nem todo problema pode ter tratamento científico.
→ O problema norteia o trabalho (deve-se levar em conta a questão social e intelectual).
ESTRUTURA DO PROJETO
→ “Projeto”: planejamento de pesquisa.
→ “Capa” e “Folha de Rosto”: utilizar letras maiúsculas na descrição de dados, exceto ao que ser refere à “Natureza do Trabalho”.
→ “Título”: elemento fundamental.
→ “Tema”: assunto da pesquisa. Usar frase nominal, sem verbos e com poucas palavras. Deve conter estudo, teoria e amostra.
× “Objetivos”: estão ligados ao “Tema”.
→ “Justificativa”: significado do trabalho para o pesquisador. É um texto argumentativo-dissertativo (mais ou menos uma página e meia). Contém a descrição de relevâncias – científica, pessoal e social.
→ “Fundamentação teórica”: trata-se sobre o que estudiosos dizem sobre o assunto. Também é um texto argumentativo-dissertativo (mais ou menos uma página e meia). Deve ser encadeado ao texto científico.
Em outras palavras, fazer uso da teoria de base. Não é necessário realizar um todo percurso histórico – deve ser objetivo e direto.
× DICA: tudo o que for lido, fazer RESENHA – anotações. É necessário realizar leitura para fundamentar.
→ “Procedimentos Metodológicos”: são tópicos/passos.
→ “Cronograma”: descrição dos passos a serem desenvolvidos ao longo do ano para a preparação da Monografia.
× Tanto os “Procedimentos Metodológicos” como o “Cronograma” constam na mesma página.
→ “Referências”: colocar na ordem cronológica.
→ Não se usa “conclusão” e sim “considerações finais”.
→ Tamanho da fonte: 12; especificação: “Times” ou “Arial”; espaçamento: 1,5.
× Linhas de pesquisa para o Projeto:
a) História e descrição da Língua Portuguesa;
b) Texto e discurso, na modalidade oral e escrita;
c) Ensino de Língua Portuguesa.
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